segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Eu, a Quizumba Malhada

Quizumba ou Hiena-Malhada
assim me podem conhecer
De atraente não tenho nada
Por isso sou fácil de reconhecer

Minha cabeça é bem robusta
Meu perfil é um tanto inclinado
Dizer isto até me custa
Mas eu tenho o ventre inchado

Sou um bicho de tipo baixo
Mas robusto como podem ver
Que actuo como fêmea ou macho
Isso é boato preciso combater

Na minha dieta alimentar
Entram somente animais
Sejam eles mortos ou por caçar
Comer ervas isso jamais

Tenho hábitos nocturnos
E à distância me faço ouvir
Uma desafinada espécie de uivos
São os sons que eu sei emitir

Tanto só como em alcateias
Posso ser por aí encontrado
Ao contrário dos outros carnívoros
Vivo em regime de matriarcado

Passei a animal protegido
Pois sou útil ao ecossistema
E por não ser perseguido
Vivo sem nenhum problema.

(Alberto da Barca, n 1954, Moçambique
in "Flora e Fauna de Moçambique"